INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OFICINAS CULTURAIS - PROGRAMAÇÃO AGOSTO/2022
Publicado em 11/07/2022 15:12 -- Início/
- INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OFICINAS CULTURAIS - PROGRAMAÇÃO AGOSTO/2022
As aulas acontecem ao vivo, via zoom.
O clube de leitura abordará a produção feita por mulheres nos últimos 50 anos. Utilizando-se dicções e formas diferentes, poetas enfrentaram e cantaram diferentes momentos históricos, do período ditatorial à redemocratização, do mimeógrafo às redes sociais. As leituras acompanharão as vozes de mulheres poetas, que souberam apresentar criações potentes e vivas aos dias atuais. Conversaremos sobre produções de poetas como Ana Cristina César, Angélica Freitas, Conceição Evaristo, Hilda Hilst, Ledusha, Maria Lúcia Alvim, Marília Garcia, Marize Ca stro, Micheliny Verunschk, Nina Rizzi, Orides Fontela, entre outras.
A atividade discute como pensar a Comunicação como dispositivo criativo, uma experiência que pode conectar um projeto cultural ao seu público alvo e engajá-lo, visando sua continuidade e empoderando as pessoas que atuam nele, para que se sintam capazes de criar caminhos únicos de conexão com atitude e personalidade.
A oficina compartilha com os participantes fundamentos da edição de vídeo, seja usando o computador ou telefone celular. Dessa forma, as pessoas poderão ter conhecimento básico para editarem seus próprios vídeos e aprimorarem a qualidade deles.
Curso voltado àqueles que querem aprender a fotografar shows, espetáculos e eventos artísticos e culturais em geral. Com aulas teóricas e práticas, Bruna Grassi mostra como fotografar profissionalmente eventos artísticos. Do Básico ao Intermediário. Não é necessário ter conhecimento prévio em fotografia e edição de imagens.
Esta oficina visa apresentar teorias e metodologias, para a construção de um olhar, através de análises da leitura de portfólios e currículos dos artistas. O Curso visa analisar a partir da leitura de portfólios e currículos dos artistas visuais, a construção da estrutura, da organização, dos textos e dos processos poéticos de cada portfólio.
Proveitosa tanto para iniciantes quanto para iniciados, a oficina traz diferentes maneiras de descobrir o corpo que fala através da dança. Embasada em teorias da dança contemporânea, na oficina serão experimentadas movimentações únicas e livres, a interação com outros corpos, objetos e o espaço, e a criação em dança por meio da memória e repertórios individuais.
A atividade propõe utilizar a infância individual e pessoal, trespassada pela memória e pelo tempo, para a experimentação e exercício da criação literária. Com ênfase na prática – em seu potencial de espontaneidade e criatividade –, aos poucos serão introduzidos e abordados elementos básicos da escrita como espaço, tempo, personagens, ponto de vista, forma e intencionalidade.
Nesta oficina serão apresentados diferentes panoramas de referências envolvendo o trabalho com a acessibilidade, por meio de discussões e reflexões teóricas e práticas. Os participantes serão convidados a explorar o próprio pensamento dentro deste campo de pesquisa, tendo em vista a elaboração da acessibilidade de maneira expandida. Se buscará expor um repertório e reflexão sobre as diferentes maneiras de se elaborar a acessibilidade dentro de um projeto cultural de maneira criativa.
Nesta palestra serão apresentadas as ideias centrais de uma técnica expressiva de escrita e atuação criativa, na qual se utiliza da estrutura dos conceitos do teatro épico de Bertolt Brecht e da leitura da psicologia junguiana, com o objetivo de ampliação simbólica do processo artístico.
A proposta consiste em desenvolver um encontro para falar de curadoria, mas através da geopolítica e suas relações de poder. O encontro propõe discutir sobre as relações artísticas e culturais. Porém, será tangenciado pela decolonialidade, economia, política e questões sociais. Serão exemplificados alguns casos, como algumas exposições, nacionais e latino-americanas, que farão um contraponto a algumas exposições do cone norte, USA e Europa, como um modo expor relações de poder e territórios “legitimadores da história da arte”. Além de uma bibliografia de história da arte e literatura específica sobre curadoria, a atividade está estruturada na pesquisa do professor e teórico Milton Santos.
Oficina direcionada a atores que já passaram por algum tipo de formação teatral e/ou cinematográfica que queiram experimental através da linguagem da videoconferência trabalhos autorais e auto ficcionais em que o ator se apropria da escrita, da composição da mise em scène e da produção de cenas autorais baseadas em sua experiência estrutural, seu lugar de fala. Discussão teórica de exemplos como as séries inglesas Fleabag e I may destroy you. Construção de uma cena-discurso de cada ator.
A atividade apresentará a pesquisa de Priscila Jácomo em torno da relevância das trapalhadas para a humanidade e vai comprovar o quão importante pode ser um tropeção. A ideia é que a palestra ajude a despertar “bobos e bobas sagradas” e solicitar que todos aprendam a honrar confusões, desajeitos e trapalhadas. Serão compartilhadas vivências junto a diferentes “bobos sagrados” de diversos povos indígenas exibindo trechos dos documentários “A Alegria da Terra” e “O Riso da Mata” (com direção de Melquior Brito e Priscila Jácomo).
Quantas línguas são faladas hoje no Brasil? Por que o português falado aqui é tão diferente do falado em Portugal? Quais línguas influenciaram o nosso idioma? Ainda que sejam faladas no Brasil mais de 200 línguas, existe a ideia (propositalmente difundida) de que somos um país monolíngue. Para desfazer essa imagem de país de língua única, propomos discutir essas questões e apresentar um pouco da rica diversidade que é parte fundamental da história do Brasil.
Segue, ainda, o canal do Youtube, onde você pode encontrar diversas atividades gravadas nas diversas linguagens artísticas e gestão cultural para assistir quando quiser!
Canal do Youtube: youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo
P R E F E I T U R A D E C A C O N D E